quarta-feira, 27 de julho de 2011

DESPEDIDA:ROMEU E JULIETA..





JULIETA - Já vais partir? O dia ainda está longe. Não foi a cotovia, mas apenas o rouxinol que o fundo amedrontado do ouvido te feriu. Todas as noites ele canta nos galhos da romeira. É o rouxinol, amor; crê no que eu digo

 ROMEU - É a cotovia, o arauto da manhã; não foi o rouxinol. Olha, querida, para aquelas estrias  invejosas que cortam pelas nuvens do nascente. As candeias da noite se apagaram; sobre a ponta dos pés o alegre dia se põe, no pico das montanhas úmidas. Ou parto, e vivo, ou morrerei, ficando.

JULIETA - Não é do dia aquela claridade, podes acreditar-me. É algum meteoro que o sol exala, para que te sirva de tocheiro esta noite e te ilumine no caminho de Mântua. Assim, espera. Não precisas partir assim tão cedo.

   ROMEU - Que importa que me prendam, que me matem? Serei feliz, assim, se assim o quiseres. Direi que aquele ponto acinzentado não é o olho do dia, mas o pálido reflexo do diadema da alta Cíntia, e também que não foi a cotovia, cujas notas a abóbada celeste tão longe ferem sobre nossas frontes. Ficar é para mim grande ventura; partir é dor. Vem logo, morte dura! Julieta quer assim. Não, não é dia.

JULIETA - É dia; foge! A noite se abrevia. Depressa! É a cotovia, sim, que canta desafinada e rouca, discordantes modulações forçando e insuportáveis. Dizem que ela é só fonte de harmonia; não é assim, pois ora nos divide. Há quem diga que o sapo e a cotovia mudam os olhos. Oh! quisera agora que ambosa voz também trocado houvessem, pois ela nos separa e, assim tão cedo, como grito de caça mete medo.Oh vai! A luz aumenta a cada instante.

ROMEU – A luz?A escuridão apavorante



“O meu amor eu guardo para os mais especiais. Não sigo todas as regras da sociedade e às vezes ajo por impulso. Erro, admito. aprendo, ensino. Todos erram um dia: por descuido, inocência ou maldade. conservar algo que faça eu recordar de ti seria o mesmo que admitir que eu pudesse esquecer-te.”





5 comentários:

  1. shakespeare deve ter ficado alguns dias, pensando nesse dialogo!! mas se alguem falar isso pra uma mulher hj ela nao vai entender nada.

    ResponderExcluir
  2. SÓ TU MSM CRIATURA ELA TÁ PREVENDO A SEPARAÇÃO DELES DOIS I COISINHA DE JESUS ..AFF QUE FALTA DE CULTURA .KKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. o minha cotovia que canta na noite escura, minha cintia que afaga meu eu, quisera eu ser dono de seu mel, de seu feu, ser eu dono do que que tem de mais precioso, na penunbra da noite escura, entrarme em seu amago e te fazer minha para sempre. by choko

    ResponderExcluir
  4. NOSSA SENHORA ELE SABE TRADUZIR SHAKESPEARE MUITO BEM ..MARAVILHOSAMENTE BEM ..ULALÁ !!

    ResponderExcluir
  5. ninguém + gosta de shakespeare ?? ..aiaiiaai

    ResponderExcluir