quinta-feira, 10 de março de 2011

PALAVRAS MACHUCAM



Um dos maiores desafios do ser humano é controlar a própria língua, por ela proferimos bênção e maldição. Difícil de controlar, esse músculo tão pequeno, porém tão perigoso. Talvez seja por isso que causamos dores, sofrimentos, mágoas, desilusões e machucamos tanto as pessoas que amamos com as nossas palavras sem ao menos perceber. Se parássemos pra pensarmos no poder e na força que as palavras exercem sobre nossas vidas, talvez fossemos mais cautelosos ao proferir qualquer palavra por menor que seja.
As palavras curam , abençoam, consolam , reavivam , constroem, amam, mas também amaldiçoam , destrói, ferem, machucam, dilaceram alma, matam. Uma palavra dita jamais voltará atrás, seu poder de destruição é tão grande que é comparado como a fúria de um vulcão ou de um terremoto que fazem vitimas fatais, são armas potentes que envenenadas de mágoa, ódio e rancor deixam referidas profundas não no corpo, mas na alma e fazem sangrar o coração de quem ama.
As palavras devem ser usadas como instrumento de edificação e devem ter relação com a vida e nunca com a morte. Mas infelizmente não agimos assim ferimos a quem mais amamos por puro egoísmo ou talvez por pura vaidade, falamos coisas sem pensar e não percebemos que nossas palavras são duras e muitas vezes cruéis demais, e o pior de tudo é que não conseguimos enxergar que essas mesmas palavras que proferimos têm duplo sentido, pois agem como uma via de mão dupla, tanto para quem diz como para quem escuta, mesmo sem perceber também saímos feridos no meio dessa guerra de palavras malditas.
Daí percebemos que a vida é um grande aprendizado, estamos em constante evolução e tudo serve de crescimento para as  nossas vidas, temos nossos momentos de fraqueza, somos frágeis, mais não podemos deixar que meras palavras por, mas duras e cruéis que sejam mudem o rumo das nossas vidas, somos senhores dos nossos destinos, somos fortes o suficiente para nos levantarmos e darmos sentidos somente às palavras que tenham vida e nos construam. Não é fácil eu sei, mas existe uma força que nos rege que é capaz de nos libertar de todas as palavras que nos aprisionam, por isso antes de ouvir ou de falar tais palavras pensemos duas vezes, pois as palavras doem mais que gestos, deixam erros irreparáveis na vida de quem amamos e na nossa vida e uma vez dita jamais voltam atrás muitas vezes o nosso silêncio é melhor do que mil palavras.
quem já leu o pequeno príncipe nunca se esquece dessa frase:

 “TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS.”

Se somos responsáveis por aqueles que cativamos, então somos também responsáveis pelos nossos sentimentos, pela nossa vida, busquemos a vida e a felicidade.

Autora : Maristela Meneses.

Certas palavras podem dizer muitas coisas;
Certos olhares podem valer mais do que mil palavras;
Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora;
Certos gestos,parecem sinais guiando-nos pelo caminho;
Certos toques parecem estremecer todo nosso coração;
Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais,
Assim como você que deixarão belas Lembranças para todo o sempre:”


3 comentários:

  1. Amigaaaa adorei so vce msmo p escrever algo tao bonito e tao real....Sim palavras doem muito msmo
    "Palavras são como armas; às vezes elas ferem." (Cher)
    bjssss

    ResponderExcluir
  2. E como ferem amiga e deixam marcas profundas !!

    ResponderExcluir
  3. as palavras maldosa são como uma faca de dois gume fere, não usar palavras para criticar as pessoas pois ele fere muito de quem gosta da gente.

    ResponderExcluir